DRMSN
 
...

Consulte as diversas edições do nosso boletim informativo.

NEWSLETTER

Histórias e Mitos no Mundo da Visão - A Padroeira dos Olhos


Santa Luzia é a padroeira dos olhos e dos oftalmologistas.

Nascida em Siracusa, na Sicília/Itália, no ano de 283, ficou na história religiosa cristã como uma santa mártir e virgem que terá falecido apenas com 21 anos de idade. Viveu no tempo do Imperador romano Diocleciano que apoiou as perseguições aos cristãos.

A sua história carece de informações confiáveis pois naqueles tempos o cristianismo dava os primeiros passos e são poucos os registos dessa altura.

Segundo uma das versões do seu caminho para a santidade, ela terá recusado um casamento com um jovem pagão e decidido oferecer a sua vida a Deus. O jovem preterido terá denunciado Luzia ao administrador romano local, de nome Pascásio, que a mandou prender. Foi torturada para que renunciasse ao cristianismo e decapitada ou morta a golpes de espada.

A ligação aos olhos parece ter sido feita muito mais tarde, na Idade Média, com uma lenda que conta que ela terá arrancado os olhos e enviado ao seu pretendente numa bandeja. Por milagre, surgiram de imediato novos olhos na face de Luzia. Estar-se-ia no dia 13 de dezembro de 304 DC. Há também quem refira que a ligação da santa com os olhos tenha uma origem etimológica. O nome Luzia vem do latim lux que quer dizer luz.

Santa Luzia é venerada pelas Igrejas Ortodoxa e Católica no dia 13 de dezembro.

Os restos mortais estarão no Santuário de Santa Luzia em Veneza e o principal culto é na Igreja de Santa Lucia ao Sepolcro em Siracusa.
 
ALGUNS MITOS

1. As cataratas só devem ser operadas quando estão maduras, isto é, numa fase avançada?
Na verdade, as cataratas devem ser operadas quando interferem com a qualidade de vida das pessoas pois a sua cirurgia tem resultados muito bons com riscos muito baixos. A cirurgia de cataratas maduras é tecnicamente mais difícil que a operação em fases mais iniciais.

2. Virar ou entortar os olhos pode tornar os olhos tortos definitivamente.
Há uma ideia de muitos anos de que entortar os olhos poderia causar um efeito permanente. Este facto é incorreto e não tem efeitos a longo prazo.

3. Ler nos carros em movimento pode descolar a retina.
Falso. É verdade que algumas pessoas poderão sentir tontura, náuseas ou cefaleias, mas não causa qualquer problema grave aos olhos.

4. Sentar-se muito perto da televisão prejudica a visão.
Quando muito poderá causar desconforto, mas não tem efeitos nocivos na visão.

5. As lentes de contacto não podem ser utilizadas nos aviões.
Neste caso, o ambiente algo rarefeito nos aviões poderá causar algum desconforto nos olhos, mas não há qualquer contraindicação no uso de lentes de contacto.

6. A cenoura faz bem aos olhos.
Esta é uma frase que teremos ouvido em criança para que comêssemos cenouras. Este legume contém vitamina A que é útil à visão, mas não é a única fonte, pelo que não somos obrigados a consumir cenouras.

Artigo Publicado na Revista Lions Portugal.

07 janeiro 2023