Consulte as diversas edições do nosso boletim informativo.
NEWSLETTERQuando devemos levar uma criança a uma consulta?
Qualquer aparente anomalia ocular ou dúvida em relação aos olhos desde o nascimento, deve ser motivo de uma consulta especializada.
Se a criança não parece apresentar qualquer problema ocular então é aconselhável uma consulta de rastreio entre os 2 e os 3 anos de idade. O objetivo desta consulta será despistar potenciais ambliopias, isto é, evitar que um dos olhos possa ficar com uma visão diminuída na infância.
A "ambliopia" será, então, a diminuição de função visual pela inexistência dum bom processamento das imagens na infância.
Hoje em dia, com aparelhos como o plusoptix*, é possível detetar anomalias em idades muito precoces, cabendo depois ao oftalmologista a sua avaliação.
Como exemplos de chamada de atenção em crianças mais velhas que podem apontar para algum problema visual, destacamos as seguintes:
- aproxima muito os olhos dos objetos;
- diz ver mal para o quadro ou televisão;
- coça muito os olhos.
Na nossa clínica dispomos de especialistas em oftalmologia pediátrica que adequam o exame ocular às necessidades dos mais pequenos, pelo que se se estiver preocupado/a com o/a seu filho/a, não hesite em marcar consulta.
No nosso espaço, a consulta geralmente inicia-se com exames objetivos de visão por parte de técnica de ortóptica, seguindo-se a consulta com o médico oftalmologista.
(*O plusoptix é um auto-refratómetro portátil e binocular. Permite perceber o alinhamento dos olhos e ver a refração ocular de uma forma objetiva)
25 agosto 2023