DRMSN
 
...

Glaucoma


Glaucoma

O glaucoma é uma doença em que existe atrofia das fibras nervosas do nervo ótico, dificultando o transporte da informação visual para o sistema nervoso central. A prevalência aumenta com a idade, aos 65 anos poderá atingir cerca de 2,5% da população e aos 85% estima-se que possa atingir os 20%. É a terceira causa de cegueira a nível mundial. A doença aparece normalmente em idades mais avançadas mas também pode aparecer à nascença (glaucoma congénito), o que é uma situação bastante rara. Geralmente tem o seu início por volta dos 40/50 anos embora o diagnóstico seja geralmente tardio porque a doença é “silenciosa” e lenta na evolução.

O mais alarmante nesta doença é que tudo o que se vai perdendo não se recupera. No entanto, ela tem tratamento e pode ser controlada. Quanto mais cedo se diagnosticar e tratar, melhor o resultado final. O tratamento pode passar por colocar gotas diariamente, fazer laserterapia ou mesmo cirurgia nos casos mais avançados. No caso do tratamento laser, a Clínica dispõe de um equipamento específico - SLT (Selective Laser Trabeculoplasty) - que faz tratamentos em 2 a 3 minutos e é relativamente inócuo e indolor.

Nos casos de glaucoma em que não é possível o controlo eficaz com gotas, pode ser sugerido um tratamento por laser SLT ou ainda, nos casos mais difíceis, uma cirurgia específica (trabeculectomia) que é efetuada sob anestesia local. Esta cirurgia tem uma duração de 10-15 minutos e o paciente poderá ter alta no próprio dia. Tanto o tratamento cirúrgico, laser ou a utilização de gotas, têm como objetivo “travar a doença” dado que a mesma é crónica e não tem cura.