Decorreu nos dias 20 e 21 de Maio em Tróia mais uma reunião especialmente dedicada a cirurgia de catarata e cirurgia refractiva onde o Dr.Miguel Sousa Neves foi um dos participantes.
A Degenerescência Macular da Idade (DMI) afecta de forma grave a visão de pormenor da pessoa afectada. Nas fases terminais, a doença manifesta-se por uma ausência de visão no centro do campo visual (escotoma central). Como esta área visual é a área com maior capacidade de discriminação visual, a sua ausência vai condicionar a perda da visão de pormenor que é fundamental para actividades tão simples como o reconhecimento das caras dos familiares. No entanto existem formas de atrasar a progressão da doença e de tratar a sua forma mais agressiva. É possível tratar estes doentes desde que cheguem ao oftalmologista nas fases precoces da doença. Para os doentes que já têm uma visão muito baixa, é possível melhorar a qualidade de vida recorrendo a aparelhos desenhados para pessoas com baixa visão.
A correcção refractiva de uma ametropia poderá ser realizada através de diferentes opções dependendo de caso para caso
Glaucoma é uma doença que afecta um número significativo de pessoas, geralmente idosas. A doença também pode aparecer à nascença (Glaucoma congénito), mas esta situação é muito rara. Geralmente tem o seu início por volta dos 40/50 anos embora o diagnóstico seja geralmente tardio porque a doença é “silenciosa” e lenta na evolução (Glaucoma Crónico de Ângulo Aberto).
O rastreio visual tem que ter objectivos precisos e ser eficiente, relativamente simples e apresentar soluções terapêuticas atempadas para todos os casos julgados relevantes.
Está a decorrer, mais uma vez, o rastreio promovido pelo Lions Clube da Póvoa de Varzim com a colaboração da Clínica Oftalmológica Dr. Miguel Sousa Neves.
É muito importante que os diabéticos venham à consulta de oftalmologia no momento em que sabem que têm essa doença e que depois sigam atentamente as instruções do médico oftalmologista.
A Clínica Oftalmológica Dr. Miguel Sousa Neves deseja a todos os seus pacientes e amigos um excelente ano de 2011. Queremos, também , partilhar consigo alguns dos mais recentes testemunhos de pacientes, que constituem o reconhecimento de mais um ano de trabalho.
A menos de duas semanas do NATAL quero, em nome de todos os colaboradores da Clínica Oftalmológica Dr. Miguel Sousa Neves, desejar que esta época seja extremamente rica em momentos felizes em família e com os amigos. Que TODOS possam viver momentos de concórdia, sorrisos, alegria, partilha, abraços… E por fim gostaria que sentissem em nós - mais que médicos, técnicos, colaboradores – VERDADEIROS AMIGOS EM QUEM POSSAM CONFIAR SEMPRE QUE NECESSÁRIO. Miguel Sousa Neves
A Clínica esteve representada pelos Drs. Miguel Sousa Neves, Teresa Dinah Bragança e Carla Teixeira na reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia que decorreu nos 1ºs dias de Dezembro.
Hoje em dia o ceratocone tem soluções cirúrgicas que não existiam há uns anos atrás. Pensava-se que era uma patologia muito rara e os pacientes tinham, na maior parte dos casos, um diagnóstico de astigmatismo (irregular) e tinham uma 1ª opção: utilizar óculos de correcção, 2ª opção: (caso a qualidade de visão não fosse muito boa com óculos) utilizar lentes de contacto rígidas ou semi-rígidas e uma última opção (caso a córnea apresentasse alterações que impossibilitavam uma visão razoável) de transplante de córnea.
No âmbito da parceria que esta Clínica mantem com o Instituto Oftalmologico Fernandez-Vega, deslocaram-se a Oviedo de 4 a 6 deste mês, diferentes elementos da nossa equipa.
© 2015. Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento: LinkAge