A Clínica Miguel Sousa Neves realizou no dia 1 de Junho, o seu 14º aniversário. A todos os nossos pacientes, amigos e parceiros o nosso agradecimento.
O Queratocone é uma doença que afecta o tecido transparente que cobre a superfície anterior do olho (córnea) e que pode levar a baixas irreversíveis de visão. É uma doença cuja causa é desconhecida embora esteja associada a várias possibilidades, tem evolução muito variável e aparece muitas vezes na fase de pré adolescência e adolescência. Hoje em dia todos os casos de astigmatismo e/ou córneas relativamente finas são seguidos regularmente na nossa consulta com topografias para se avaliar a possibilidade da doença e do seu tratamento precoce.
Grande parte das doenças oculares, tanto em crianças como em adultos, pode ser reversível se detectada precocemente e aplicado o devido tratamento. O diagnóstico oftalmológico, feito por um médico oftalmologista, é por isso muito importante.
A partir de Abril a Clínica Oftalmológica Dr. Miguel Sousa Neves está aberta ao sábado todo o dia.
Glaucoma é uma doença que afecta um número significativo de pessoas, geralmente idosas. A doença também pode aparecer à nascença (Glaucoma congénito), mas esta situação é rara. Geralmente tem o seu início por volta dos 40/50 anos embora o diagnóstico seja geralmente tardio porque a doença é “silenciosa” e lenta na evolução - Glaucoma Crónico de Ângulo Aberto, esta é a forma mais comum de glaucoma, e tem tendência de aparecer em vários membros da mesma família. Existe também o glaucoma de ângulo fechado, mas que ocorre raramente. No nosso país também é frequente o glaucoma por pseudoexfoliação.
Abrimos 2015 com um histórico de pacientes superior ao ano anterior o que perspectiva boas notícias para todos neste ano que se inicia.
A Clínica Oftalmológica Dr. Miguel Sousa Neves deseja a todos os pacientes, amigos e parceiros um Santo e Feliz Natal! Aproveitamos o momento para agradecer a presença e confiança dedicada durante este ano que está a terminar. Que as luzes do Novo Ano tragam Saúde e Sucesso na companhia desta equipa.
Neste dia pretendemos que o paciente "perceba" que A DIABETES é uma doença potencialmente grave, progressiva e para o resto da vida e que irá afectar todos os órgãos do nosso corpo incluindo a VISÃO.
Um estudo recente efectuado por especialistas americanos e brasileiros avaliou os casos mais comuns para se excluírem este tipo de cirurgia em potenciais candidatos. A avaliação publicada na conceituada revista científica "Córnea" demonstra que as causas mais comuns de exclusão são as alterações de topografia da córnea e a espessura da mesma.
1. Se lhe disserem que tem CATARATAS não fique muito preocupado. Todos nós iremos ter cataratas se vivermos o suficiente. A catarata é, na maior parte dos casos, uma peça do olho que envelhece naturalmente embora em tempos diferentes de pessoa para pessoa. Também pode acontecer à nascença ou em jovens mas é nestes casos pouco frequente. O tratamento consiste em cirurgia que é feita sob anestesia local e o paciente vai logo embora sem riscos acrescidos. Não dói e geralmente demora cerca de 10 a 15 minutos em mãos experientes. Muito raramente é uma urgência e geralmente opera-se quando a qualidade de visão afeta o quotidiano da pessoa em causa.
Um estudo recente publicado na Suécia comparou resultados de cirurgia de cataratas no serviço Público nde pessoas que viam mal com cirurgia de cristalinos efectuada numa Clínica Privada a pessoas um pouco mais novas que apenas se queriam ver livre de óculos ou lentes de contacto.
O Dr. Miguel Sousa Neves irá participar no Congresso Internacional de Cirurgia de Catarata e Refractiva (European Society of Cataract and Refractive Surgeons) que irá decorrer em Londres de 12 a 16 deste mês.
© 2015. Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento: LinkAge