DRMSN
 
...

O que é o Pterígio?


O pterígio é uma lesão na conjuntiva, uma membrana que se forma e cresce em direção à pupila, instalando-se sobre a córnea e interferindo na visão.

Apresenta uma forma triangular e destaca-se por ser uma lesão vascularizada. Geralmente surge no lado nasal do olho, podendo ser unilateral ou bilateral.

Na maioria das vezes aparece em pessoas que realizam atividades de excessiva exposição à luz solar sem proteção.

Pode desenvolver-se logo como um pterígio ou iniciar com uma pinguécula (uma lesão mais simples da conjuntiva).

 

Sintomas

Mais que sintomas, um dos grandes alertas é a observação pelo próprio paciente (ou dos que o rodeiam) quando olham no espelho e vêem esta membrana anómala no seu olho.

Contudo, os sintomas do pterígio podem ser:

- Visão turva;

- Ardência ocular;

- Sensação de corpo estranho;

- Comichão;

- Redução da visão;

- Alterações do filme lacrimal;

Muitas vezes o pterígio apresenta-se como assintomático.

 

Causas

As causas mais comuns para o aparecimento do pterígio são a secura ocular, a exposição excessiva à luz solar (nomeadamente a UV), sem proteção adequada, assim como a vento, poeiras e poluição.

 

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através de um exame oftalmológico de observação cuidadosa com lâmpada de fenda. Para além disso será analisado o historial clínico do paciente e a partir daí deliniado o plano de tratamento.

 

Tratamento

Trata-se de uma cirurgia realizada em regime de ambulatório, com anestesia local e com duração entre 30 a 45 minutos, em média. Em alguns casos, é efetuado um auto-transplante de tecido conjuntival. O paciente tem alta de seguida. Leva um penso ocular que mantém até ao dia seguinte. Completa o tratamento do pós-operatório com uma pomada oftálmica.

Devem ser feitas consultas peródicas de vigilância para evitar recidivas, isto é, que o pterígio volte a aparecer. Esta pode ser uma realidade embora com baixa probabilidade.

 

 

Prevenção

Evitar exposição excessiva solar sem proteção é uma das grandes ferramentas a ser usada para a prevenção do pterígio. Os óculos de sol são ainda um grande meio protetor, para os seus olhos, de agentes agressivos como vento, areias e poluição. Uma correta higiene e lubrificação ocular são elementos importantes para manter o olho saudável.

24 maio 2023
Postado em Oftalmologia

Tags: Pterigiooftalmologiaolhoscirurgia