DRMSN
 
...

O que é o ceratocone?


O ceratocone é uma doença da córnea em que a sua estrutura se vai tornando progressivamente mais fina, acabando por modificar a sua curvatura e dando-lhe um aspeto mais cónico que o normal, conforme se pode observar nas imagens abaixo.

Quando a luz atravessa uma córnea com alterações significativas na sua curvatura a imagem que a pessoa observa torna-se distorcida. Esta doença acaba por induzir astigmatismo, que por ser irregular, se pode tornar difícil de corrigir com óculos graduados.

O ceratocone pode afetar um em cada mil indivíduos, é geralmente diagnosticado em pacientes adolescentes (2ª década de vida), podendo ser feito mais tarde. Pode tratar-se de uma doença bilateral mas pode de igual forma afetar apenas um dos olhos ou ainda desenvolver-se mais rapidamente num olho do que no outro. O doente com ceratocone pode, quando a doença atinge o estado mais grave, perder visão de forma significativa.

 

Quais os sintomas da doença?

Os sintomas mais comuns do ceratocone são a visão distorcida e a sensibilidade à luz, mas pode até acontecer de o doente ter a perceção de múltiplas imagens ou ver em diplopia.

O ceratocone é bastante comum em adolescentes que têm o hábito constante de esfregar os olhos, pelo que tal prática é totalmente desaconselhada. Sabe-se também que habitualmente o ceratocone pode evoluir na gravidez. As causas do aparecimento desta doença não estão ainda totalmente esclarecidas.

 

Como é feito o diagnóstico de ceratocone?

O diagnóstico desta doença é feito através de observação clínica e exames complementares como a topografia de córnea. 

A topografia de córnea é um exame que permite avaliar o grau de alteração da córnea, quer nos casos graves, quer nos casos mais incipientes e ainda pouco evidentes. Para além de ser um auxiliar importante no diagnóstico é muito útil para acompanhar a evolução da doença, pelo que deve ser repetido com alguma periodicidade (de acordo com indicação médica).

 

Existe tratamento para o ceratocone?

O ceratocone não tem cura, contudo se for acompanhado e tratado de forma adequada os doentes podem manter uma boa visão.

Existem vários tipos de tratamento que podem ser indicados pelo médico de acordo com o estado da doença.

PAra além da correção com óculos, quando é possível, e ou lentes de contacto, normalmente rígidas ou semi-rígidas (esepecialmente pensadas para esta doença), existem três formas de tratar o ceratocone:

 

O crosslinking que se faz normalmente em córneas em que o ceratocone se encontra em evolução com o intuito de travar a progressão da doença.

 

A colocação de anéis corneanos de modo a modificar a curvatura do olho e tentar que seja menos irregular.

 

Ou o transplante de córnea que se faz quando esta já não apresenta condições pra ser tratada de outra forma.

 

Crosslinking

O crosslinking é um dos tratamentos para o ceratocone que tem revelado excelentes resultados na ajuda a travar a progressão da doença, pois permite aumentar a rigidez da córnea sem prejudicar a acuidade visual do doente.

 

Trata-se de uma técnica que aumenta ativamente as ligações cruzadas de colagénio em que é utilizada riboflavina (vitamina B2) e luz ultravioleta. 

Quando a córnea saturada com riboflavina é exposta à luz ultravioleta ocorre fluorescência da molécula e geram-se singletos de oxigénio e radicais de superóxido. Estas espécies reativas de oxigénio promovem ligações covalentes do colagénio no estroma corneano o que torna a córnea mais rígida do ponto de vista biomecânico.

07 março 2023
Postado em Especialidades

Tags: ceratoconeartigobloguetratamentosintomasdiagnóstico