Notícias

Muito tempo à frente do ecrã? Faça pausas a cada 20 minutos, recomendam oftalmologistas

2018-01-10

"Uma das medidas é seguir a regra dos 20-20-20, ou seja, parar a cada 20 minutos durante 20 segundos e olhar para uma distância de 20 pés, que é cerca de seis metros", explicou Fernando Vaz, responsável pelo grupo de ergoftalmologia da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), no âmbito do congresso português de Oftalmologia realizado recentemente em Vilamoura, no Algarve.

O especialista reconheceu que "cada vez mais as pessoas usam computadores, tablets ou smartphones e, por isso, estão cada vez mais expostas a um esforço de visão para perto, que exige mais atenção, com o olho mais aberto e que pestaneja menos, ficando por isso mais seco".

Fernando Vaz sublinhou ainda que o uso dos computadores ou tablets "não traz lesões irreversíveis", mas "lesões pontuais", que dão origem a queixas, mas que podem ser compensadas com medidas preventivas. O responsável coordenou um estudo numa empresa, onde analisou cerca de 80 funcionários.

Pode ler a notícia na íntegra em: https://www.publico.pt/2017/12/06/culto/noticia/muito-tempo-a-frente-do-ecra-faca-pausas-a-cada-20-minutos-recomendam-oftalmologistas-1795065

 

VOLTAR

NEWSLETTER
Siga-nos
facebook vimeo

© 2015. Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento: LinkAge