Notícias

O Dia Mundial da Visão

2019-10-10

O

A data, criada pela Organização Mundial da Saúde, chama a atenção para os perigos à visão, como a cegueira e a deficiência visual e é sempre celebrado na 2ª quinta-feira do mês de outubro, hoje.

É importante que nos lembremos da DIABETES e da necessidade dos pacientes fazerem visitas regulares com o oftalmologista, assim como o GLAUCOMA, causa importante de cegueira na população mais idosa (mas não só), e que na nossa clínica é verificado em todos com mais de 40 anos e nos mais jovens caso haja necessidade de se avaliar essa possibilidade.

Nas crianças pequenas é muito importante despistar a possibilidade de AMBLIOPIAS (geralmente um olho que em termos visuais não desenvolve tão bem como o outro) e o nosso conselho é que qualquer criança entre os 2 e 3 anos deve ter uma avaliação por especialista com testes adequados a essa idade.

Por fim irei abordar uma situação de que se fala cada vez mais e que tem agora tratamentos relativamente eficazes: o CERATOCONE (“córnea em forma de cone”) que será um adelgaçamento da frente do olho levando a perdas progressivas e muitas vezes complicadas de visão.

Qualquer astigmatismo que altere ao longo do tempo tem que ser avaliado, especialmente em crianças e adolescentes, pois que pode prenunciar o aparecimento de ceratocone. A doença – na maioria dos casos – não tem uma etiologia/causa conhecida, mas pode ser tratada com CROSSLINKING e/ou anéis intracorneanos com elevada eficácia evitando situações muito graves que obriguem a transplantes de córnea. Há casos, embora raros, que são consequência de tratamentos prévios à córnea por lasik que as pessoas fazem para ficarem sem óculos.

O tratamento por CROSSLINKING é relativamente fácil de ser utilizado com bons resultados em casos previamente estudados e sem grandes perturbações do quotidiano do paciente que é tratado.

Na nossa clínica temos todo o equipamento para o tratamento eficaz desta doença que pode condicionar a vida de muitas pessoas.

FOTOGRAFIA: DIREITOS RESERVADOS

VOLTAR

NEWSLETTER
Siga-nos
facebook vimeo

© 2015. Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento: LinkAge