Notícias

"É preciso limpar as lentes colocadas dentro dos olhos?" : realidade e mitos

2021-04-28

Muitas vezes somos abordados por esta questão: "colocaram-me umas lentes dentro dos olhos e agora dizem-me que, de vez em quando, temos de ir ao médico para uma limpeza".

É FALSO que, uma vez colocadas lentes dentro dos olhos, geralmente no decorrer da cirurgia de cataratas, tenhamos que as "limpar" de vez em quando.

Qualquer lente que seja colocada DENTRO DO OLHO para que a pessoa possa ver bem, não precisa de ser "limpa" porque ela não suja ou embacia.

O que por vezes acontece nas cirurgias de catarata ou mesmo naquelas em que se colocam lentes depois dos 40 anos para se poder ver melhor sem óculos, é que poderá haver um embaciamento/opacidade de uma cápsula da lente original. Isto é, em algumas cirurgias nós removemos parcialmente a nossa lente natural deixando intacta a maior parte do seu revestimento (cápsula) para poder colocar no mesmo sítio uma lente artificial. Ao longo do tempo essa cápsula poderá opacificar e provocar uma baixa progressiva de visão que se corrige facilmente com um tratamento laser.

Há várias razões para que a cápsula possa opacificar sendo sempre de considerar a idade (mais fácil de opacificar nos mais novos), o tipo de lente intraocular (há umas melhores que outras) e o modo como foi feita a cirurgia original ( se o revestimento/cápsula que se pretende deixar intacto for bem polido durante a cirurgia, o risco de embaciamento é menor).

Lembramos também que esta situação nunca ocorre nas pessoas jovens a quem é apenas colocada uma lente interna para verem melhor sem manuseamento da lente original.

A ocorrência pode surgir em todas as cirurgias em que temos de remover parcialmente a nossa lente original deixando a maior parte da sua cápsula intacta no momento da cirurgia. A mais frequente é a cirurgia de catarata.

De qualquer modo há que reter que: 

1. é uma situação relativamente rara;

e

2. pode ser tratada em menos de 5 minutos com um laser muito simples e reposição quase imediata da visão.

VOLTAR

NEWSLETTER
Siga-nos
facebook vimeo

© 2015. Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento: LinkAge