Notícias

Novo equipamento pode controlar eficazmente Glaucoma

2019-05-23

Novo

Nos casos mais comuns de GLAUCOMA um tratamento simples com um laser especial que a Clínica possui há umas semanas atrás (Selective Laser Trabeculoplasty) PODE CONTROLAR EFICAZMENTE esta doença evitando muitas vezes gotas e cirurgia.

Para chegar a esta conclusão foi determinante um estudo científico robusto e cumprindo todas as regras da investigação científica (the LIGHT trial) que foi apresentado pelo Dr. Gus Gazzard do Hospital britânico de Moorfields que conduziu este estudo multicêntrico. 

Este é um tratamento inovador, relativamente simples e acessível que poderá ser muito útil no tratamento de Glaucoma podendo ser utilizado como a primeira linha em muitos casos ou de apoio a gotas noutros mais complexos.

O Glaucoma é uma doença que afeta um número significativo de pessoas, geralmente idosas e que pode levar à cegueira. É uma doença que pode aparecer à nascença (Glaucoma congénito), mas esta situação é muito rara. Geralmente tem início por volta dos 40/50 anos embora o diagnóstico seja geralmente tardio porque a doença é “silenciosa” e lenta na evolução – Glaucoma Crónico de Ângulo Aberto, sendo esta a forma mais comum de Glaucoma. Há uma maior tendência de aparecer em vários membros da mesma família assim como há uma forma específica no norte do país (glaucoma pseudoexfoliativo) para além da forma mais comum.

Quanto ao tratamento, o mesmo tem mais probabilidades de êxito quanto mais cedo for iniciado. Quando a visão tiver diminuído muito, o tratamento pode evitar novas deteriorações, mas normalmente não consegue restabelecer completamente a visão. As gotas para os olhos podem ajudar a controlar e continuam a ser essenciais mas agora com este novo tratamento por Laser a doença poderá ser tratada de uma forma um pouco diferente mas dependendo sempre da avaliação por médico oftalmologista que optará pela melhor opção possível.

VOLTAR

NEWSLETTER
Siga-nos
facebook vimeo

© 2015. Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento: LinkAge