Notícias

Tratamento de Ceratocone com Crosslinking: novidades

2019-10-31

Estudos recentes aparentam uma melhoria da eficácia do tratamento do ceratocone/queratone com crosslinking apoiado por oxigénio sem que seja necessária uma remoção do epitélio da córnea.

Apresentações durante o ESCRS de outubro último (Sociedade Europeia de Cirurgia Refrativa e de Catarata) demonstraram uma maior eficácia no tratamento por crosslinking de casos de ceratocone mantendo a integridade epitelial se for adicionado oxigénio numa dose pré-estabelecida. A aplicação de uns óculos especiais que criam um ambiente concentrado de oxigénio durante o tratamento torna assim os resultados mais eficazes num tipo de cirurgia que é praticamente indolor e de recuperação quase imediata.

Normalmente o tratamento mais adequado para casos potencialmente graves obriga a uma remoção do epitélio da córnea no momento do tratamento tornando o olho doloroso nos primeiros dias e com um risco aumentado de complicações. Este tipo de tratamento denominado de “epi off” continua a ser gold standard nos casos de ceratocone embora muitos casos menos agressivos sejam tratados de uma forma menos eficaz mas praticamente isenta de complicações e indolor “epi on”.

O problema da menor eficácia dos tratamentos “epi on” poderão ter sido parcialmente ultrapassados pela aplicação de oxigenoterapia durante o tratamento permitindo uma melhor absorção dos produtos em causa que fortalecem a estrutura da córnea. Esta será uma boa novidade para os pacientes com ceratocone que possam vir a ter de serem tratados.

VOLTAR

NEWSLETTER
Siga-nos
facebook vimeo

© 2015. Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento: LinkAge