Notícias

Resultados do Congresso sobre Cirurgia Refrativa e de Cataratas

2017-10-18

Numa 1ª fase o Dr. Sousa Neves fez parte de um grupo restrito de utilizadores de lentes ICL STAAR a nível mundial em que se discutiu a evolução da lente na correção de pessoas com miopia/astigmatismo/hipermetropias com apresentação de resultados em vários países.

Confirma-se que a última versão da lente EVO+ foi um passo em frente num tipo de lentes utilizada geralmente em pessoas abaixo dos 50 anos  e que é neste momento líder de mercado neste campo.

A empresa STAAR nomeou também pela 1ª vez um diretor clínico que poderá estar atento a problemas de índole clínica que possam surgir a todo o momento com os utilizadores para uma rápida resolução. O Dr. Scott Barnes era o Diretor dos Serviços Oftalmológicos do Exército dos Estados Unidos e já terá implantando mais de 3.000 lentes ICL em soldados americanos que fazem missões de combate e não poderiam ir com óculos ou com lentes de contacto.

O Dr. Sousa Neves esteve em contacto direto com o colega Scott Barnes a quem solicitou que fossem revistos e reajustados os normogramas utilizados para este tipo de lentes por considerar que precisam de ser revistos.

As lentes ICL são uma alternativa ao tratamento laser para erros de refração, especialmente quando as graduações são bastante elevadas ou quando a córnea (estrutura da frente do olho) não tem condições estruturais para esse tipo de tratamentos.

 

Numa 2ª fase o Dr. Sousa Neves esteve em conferências/reuniões que discutiram inovações tecnológicas na cirurgia de catarata sendo que as mesmas se situaram essencialmente em pequenos pormenores e em revisões da própria cirurgia onde não foram apresentadas inovações/alterações muito significativas ao que se vai fazendo atualmente. Foi dada atenção a pormenores de segurança da cirurgia de catarata assim como à resolução de potenciais problemas que possam surgir a qualquer momento.

Na cirurgia refrativa também não houve inovações importantes e as reuniões serviram essencialmente para que fossem revistos procedimentos e resultados cirúrgicos e discutidos problemas/complicações que podem ocorrer com este tipo de cirurgias.

 

Uma manhã foi dedicada a visitar os stands das empresas fornecedoras de material cirúrgico tendo o Dr. Sousa Neves, com o apoio da enfermeira instrumentista Filomena Pereira, adquirido vários equipamentos de apoio às cirurgias no valor de vários milhares de euros para que possamos oferecer mais cirurgias e melhor qualidade.

Por último, um dos dias foi totalmente dedicado à gestão de serviços de saúde em reuniões supervisionadas por John Pinto que é um dos mais talentosos e admirados gestores no campo da saúde nos Estados Unidos da América e Canadá e que veio “emprestar” a sua experiência aos colegas de outras partes do Mundo.

O congresso principal foi organizado pelo European Society for Cataract and Refractive Surgery (ESCRS) e teve lugar em Lisboa.

VOLTAR

NEWSLETTER
Siga-nos
facebook vimeo

© 2015. Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento: LinkAge