Notícias

4 de fevereiro assinala-se Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

2018-02-03

Esta data começou a ser celebrada em 2000, após a Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio, e ficou definida na Carta de Paris, documento que apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria no âmbito da prevenção e tratamento.

Esta doença é já considerada a epidemia do século XXI e para além de ser já gigantesca, tende ainda a aumentar. Atualmente morrem 8,8 milhões de pessoas vítimas de cancro por ano, em todo o mundo. Em Portugal, vítimas de cancro, morrem diariamente 70 pessoas, registando-se por ano a morte de 25 mil doentes. Os cancros que mais matam são os do cólon, reto, ânus, laringe, brônquios, pulmão e estômago.

Por isso, neste dia, e não só, é importante sensibilizar sobre o impacto da doença na vida das famílias e promover práticas que contribuam para reduzir estes números.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 40% dos cancros podem ser prevenidos e outros podem ser detetados numa fase precoce, possibilitando o seu tratamento e cura.

No entanto, prevê-se que o número de casos de cancro e mortes relacionadas em todo o mundo venha a duplicar nas próximas décadas, sobretudo nos países em desenvolvimento.

VOLTAR

NEWSLETTER
Siga-nos
facebook vimeo

© 2015. Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento: LinkAge