Notícias

A Vida pode ser vista com outros olhos

2008-08-08 15:41:50



A Vida pode ser vista com outros olhos


Nos dias que correm, poucos são os que resistem à ditadura da imagem e da juventude eterna. Das infiltrações de botox às cirurgias plásticas, são muitos os que sucumbem aos milagres da ciência ao serviço da beleza. Nas últimas duas décadas, a medicina, socorrendo-se de meios tecnológicos avançados, tem ido ao encontro das preocupações dos jovens, que procuram o aspecto visual dos ídolos da indústria cinematográfica, da cena musical ou das passerelles de Milão ou Paris, e até dos que chegam à meia-idade e perseguem de forma obstinada a perfeição.

Os oftalmologistas viram a medicina proporcionar-lhes uma maior intervenção na saúde dos olhos dos seus pacientes e até nas preocupações estéticas dos clientes cansados dos óculos ou lentes de contacto. Há quem, por muito que se esforce, não se adapte às lentes de contacto e também que tenha, simplesmente, aversão aos óculos ou não os ache práticos nem tão pouco estéticos, mas os métodos da tecnologia laser permitem que sete em cada dez pessoas com miopia, astigmatismo ou hipermetropia consigam recuperar cem por cento de visão sem correcções ópticas adicionais. É a promissora técnica LASIK, com o apoio de um sistema inovador que não só programa uma cirurgia personalizada (Aberrómetro) como dá maior segurança à sua aplicação (Iris Tracking System) que está a revolucionar a visão e o Norte do país, na Póvoa de Varzim, a Clínica Oftalmológica Dr. Miguel Sousa Neves, agora modelada e com todos os equipamentos necessários às mais diversas cirurgias e diagnósticos, proporciona o conforto de uma visão nova sem o recurso a clinicas estrangeiras como muitas vezes acontece na área da medicina estética.

O Excimer Laser – utilizado nos anos 70 na área da informática e indústria alimentícia – tem feito milagres, esculpindo a córnea, modelando a sua curvatura para eliminar as dioptrias em caso de miopia, hipermetropia e astigmatismo. A par do Argon e Yag, é praticado pelo Dr. Sousa Neves e sua equipa, agora na vanguarda depois da clínica ter importado dos Estados Unidos uma aparelho de última geração (meio milhão de euros) que permite a utilização do LASIK do modo mais seguro que alguma vez se pôde imaginar.

O Dr. Miguel Sousa Neves – médico oftalmologista pelo Royal College of Ophtalmologists of Britain e Royal College of Physicians and Surgeons of Glasgow – consegue reunir os mais eficazes métodos de diagnóstico – refracção adequada, topografia e estudo de paquimetria da córnea, tomografia óptica, qualidade do filme lacrimal, cristalino, estado da retina, pressão intra-ocular, entre outros – oferecendo à região um centro tecnologicamente equipado, cujo investimento ascendeu aos 1,5 milhões de euros, a pensar inclusive, no apoio informal estabelecido com duas instituições espanholas conceituadas: Instituto de Microcirurgia Ocular de Barcelona e Instituto Oftalmológico Fernandez de Oviedo (este centro operou a princesa Beatriz de Espanha), isto para além do trabalho em rede com o Hospital Valentim Ribeiro, da Santa Casa sa Misericórdia de Esposende, e Cruz Vermelha de Esposende.

Uma das cirurgias pelo método mais actual de ultrassons é a que opera doenças das cataratas e os acordos com as misericórdias permitem aos idosos melhorar a sua qualidade de vida. Mas os doentes de miopia, astigmatismo ou hipermetropia – por imperativos da sua actividade ou por mera motivação estética – procuram cada vez mais os beneficios do LASIK nesta moderna clínica que adquiriu um sistema completamente inovador em Portugal que combina eficácia com extrema segurança.

VOLTAR

NEWSLETTER
Siga-nos
facebook vimeo

© 2015. Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento: LinkAge