"Para pacientes com miopia, astigmatismo, hipermetropias, espessuras corneais baixas ou alterações inespecíficas topográficas, pode ser preferível a colocação de uma lente intraocular para corrigir o defeito refrativo, ao invés do laser excimer convencional".
O Dr. Miguel Sousa Neves marcou presença no passado dia 20 de janeiro num jantar solidário a favor da Casa do Regaço, evento organizado pelo grupo "Amigas do Regaço" com o objetivo de angariar fundos para a Casa, uma valência da Cruz Vermelha.
Com a chegada dos dias mais frios, além das preocupações com os agasalhos, com os
aquecimentos das casas e locais de trabalhos para manter os nossos corpos e ambientes
quentes, também nos devemos preocupar com a proteção dos nossos olhos.
Foi desta forma que Adriana Ribeiro, 25 anos, natural de Viana do Castelo, definiu a motivação para o projeto que abraçou em janeiro deste ano. A jovem optometrista chegou à Clínica depois de já ter passado por uma ótica e pelo Hospital de Viana do Castelo/Unidade Local de Saúde do Alto Minho, sentindo-se motivada por poder trabalhar numa empresa tão conceituada como esta no tratamento de problemas de visão a norte do país.
Foi em Creta há 20 anos atrás, pelas mãos do Professor Ioannis Pallikaris, que nasceu a técnica LASIK a qual revolucionou o modo como se tratam as miopias/astigmatismo/presbiopia. Uns anos antes o laser de excimero começou a ser utilizado para que as pessoas com miopias pudessem ver sem o apoio de óculos ou lentes de contacto. A técnica inicial PRK , já revisitada, lançou as bases da cirurgia de maior sucesso em números tratados na área de oftalmologia. Mas a mesma técnica, na altura, era dolorosa e a melhoria de visão não era imediata pelo que o Professor Pallikaris se lembrou de “criar” um retalho para um tratamento que não ferisse a superfície da córnea e assim pudesse evitar a dor e obter uma melhoria da função visual quase imediata.
O Dr. Miguel Sousa Neves publicou recentemente um livro de reflexões, crónicas, passagens de VIDA que está a servir para angariar fundos para Instituições de Solidariedade Social que envolvem crianças em risco em Portugal e em Moçambique.
No dia 4 de janeiro comemora-se o Dia Mundial do Braille, um sistema de escrita e de leitura desenvolvido por Louis Braille que, a partir do tato, facilita, entre outros objetivos, a inclusao das pessoas cegas, permitindo que estas desenvolvam um vasto numero de atividades academicas, culturais e profissionais.
Assinalado a 7 de Abril, o Dia Mundial da Saúde, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estará este ano centrado na diabetes.
A Técnica de edição do genoma, CRISPR (Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats) foi utilizada nos EUA pelos investigadores das universidades de Columbia e Iowa para reparar, nas células estaminais de um paciente, a mutação genética responsável pela retinite pigmentosa.
O glaucoma é uma doença ocular grave e uma das principais causas de cegueira no mundo atual.
É uma doença que afeta geralmente os idosos, mas que também pode aparecer à nascença – Glaucoma Congénito.
Um trabalho de Bhandari e colegas recentemente publicado em revista científica da especialidade vem apoiar o sucesso e segurança da utilização de lentes fáquicas ICL na correção de altas miopias.
Em artigo publicado em maio passado em revista científica indexada, foram estudados 33 olhos tratados com um método acelerado de crosslinking no sentido de se perceber o grau de eficácia e segurança.
Em quase todos os casos a acuidade visual manteve-se inalterada embora a graduação dos óculos (equivalente esférico e cilíndrico) tenha diminuído após o tratamento.
Medidas da elasticidade e deformação da córnea (corneal densitometry e corneal stiffness) mantiveram-se estáveis.
© 2015. Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento: LinkAge