A Clínica Oftalmológica Dr. Miguel Sousa Neves formalizou um protocolo com mais duas Instituições de Solidariedade Social: - PETI: Programa para Prevenção e Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil - CPCJ: Comissão de Protecção de Crianças e Jovens
A Clínica Oftalmológica Dr. Miguel Sousa Neves adquiriu um sistema de análise do segmento anterior do olho -PENTACAM HR - cuja tecnologia é a mais recente do mercado.
O Dr. Miguel Sousa Neves participou nos trabalhos do Congresso em Berlim que se realizou entre 13 a 17 de Setembro de 2008. De realçar que não houve inovações importantes na cirurgia de catarata ou miopia/hipermetropia/astigmatismo mas a reunião foi útil, não só como uma revisão do que se vai fazendo, como também na discussão sobre benefícios/segurança de novas tecnologias.
A clínica Oftalmológica Dr. Miguel Sousa Neves, na constante busca de melhorar os seus serviços e formação técnica, efectuou uma visita a uma das maiores clínicas de oftalmologia de Madrid, fazendo-se representar pelos seus dois colaboradores, a Ortoptista Conceição Miranda e o Optometrista Tiago Ferreira.
Equipada com tecnologia de ponta, a moderna Clinica Oftalmológica Dr. Miguel Sousa Neves, no Norte do país, é uma das mais requisitadas pelos métodos vanguardistas, dos quais o LASIK é o maior exemplo. Figuras públicas, como jogadores de futebol – uma profissão onde os óculos podem ser um obstáculo e as lentes um ritual cansativo – são candidatos em lista de espera.
Contrariamente ao que se pensava, a idade ideal para rastreio de uma criança é pelos 3/4 anos. Se o consultório/clínica tiver o equipamento adequado a estas idades e o apoio de uma técnica de Ortóptica, então o exame deve ser efectuado nesta idade pois ainda haverá tempo de se “interferir” no processo de desenvolvimento visual.
O Glaucoma é uma doença que envolve o nervo óptico desgastando as suas células ao longo do tempo e que pode conduzir à cegueira. Há vários tipos de Glaucoma incluindo um que é congénito e raro mas o mais comum é o chamado Glaucoma Crónico de Ângulo Aberto que aparece “silenciosamente” depois dos 40 anos.
Hoje em dia estamos a utilizar lentes fáquicas para correcção de miopias cujo laser pode ser inadequado ou mesmo perigoso. As lentes fáquicas consistem numa pequena peça que se coloca dentro do olho através de uma pequena incisão.
A cirurgia refractiva com Laser Excimer, cujo objectivo passa, exactamente, por corrigir erros refractivos – miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo –, e que a Clínica Dr. Miguel Sousa Neves utiliza através da técnica LASIK, encontra-se associada a um tratamento personalizado cientificamente designado por CustomVue, bem como a uma consulta prévia que permite outra inovação: a Iris Registration.
Ao enveredar pela Medicina, o que o fascinou na oftalmologia? “Eu fui para Medicina porque desejava ter uma profissão em que pudesse lidar com pessoas, tratá-las e sentir que lhes fazia algum bem. Nasci em África, vim para Portugal estudar medicina e depois de acabar o curso estive dois anos a trabalhar na República do Zimbabué. Entretanto, a convite de um amigo, resolvi ir para Inglaterra e aí achei fascinante a área da oftalmologia.
A Diabetes Ocular é a principal causa de cegueira funcional em Portugal (cegueira funcional é aquela que faz com que o paciente deixe de poder fazer uma vida normal: condução, leitura, caminhar sem apoios, etc.) Qualquer diabético deve consultar regularmente um oftalmologista porque só este pode fazer o diagnóstico atempado desta doença.
Director da Clínica MSN, na Póvoa de Varzim, o dr. Miguel Sousa Neves é hoje um dos mais reputados especialistas portugueses na medicina oftalmológica e precursor de diversas técnicas que têm vindo a ser utilizadas quer no âmbito do diagnóstico e de tratamentos quer na área da cirurgia. Com a evolução científica verificada nas últimas décadas, as pessoas têm hoje possibilidade de viver e, até, de ver… o Mundo que as rodeia de uma forma diferente e com maior qualidade de vida.
© 2015. Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento: LinkAge