Notável criatura são os olhos! Admirável instrumento da natureza; prodigioso artifício da Providência! Eles são a primeira origem da culpa; eles a primeira fonte da Graça. São os olhos duas víboras, metidas em duas covas, e que a tentação pôs o veneno, e a contrição a triaga.
Sabemos que pessoas que tenham simultaneamente glaucoma e cataratas poderão sair beneficiadas de ambas as situações se forem submetidas à cirurgia de catarata.
Esta Clínica assinou recentemente um acordo com a ADSE para consultas e exames, pelo que os pacientes que sejam portadores de cartão ADSE poderão usufruir dos benefícios habituais neste tipo de serviços.
Um artigo recente publicado por Diaz e Nebbitt da Universidade de Louisiana dos Estado Unidos da América, recomenda para os viajantes para países de larga exposição solar, a utilização de bom senso, nomeadamente: Evitar as horas de maior intensidade solar;Utilização de roupa que já tenha protecção à radiação solar; Uso de óculos de sol apropriados; Escolha do protector solar adequado à pele de cada um.
Um estudo do Departamento de Oftalmologia da Universidade de Duke nos Estados Unidos, DK Wallace e colegas, publicado neste mês de Junho, numa revista da especialidade, concluiu que a duração da oclusão do bom olho no tratamento da ambliopia pode resultar se for aumentada em casos específicos.
Interessante rever uma última publicação, datada de junho passado, sobre este assunto da autoria de Cosar CB. Este autor e colegas fizeram um estudo comparativo da acuidade visual, resultados refractivos da cirurgia e complicações entre os pacientes tratados com o laser de femtosegundo e aqueles cuja lamela da córnea era feita pelo microqueratótomo mecânico antes da efectivação do tratamento por laser.
O Dr. Miguel Sousa Neves participa neste momento no Congresso anual britânico na sua qualidade de "Fellow" do mesmo. A reunião científica tem lugar em Liverpool e abrange tópicos tão diversificados como inovações na cirurgia refractiva (lasik/PRK/lentes Fáquicas/Cirurgia dos cristalinos transparentes com colocação de lente intraocular multifocal), no tratamento da diabetes ocular (retinopatia diabética), tromboses oculares (oclusões venosas retinianas), glaucoma, cataratas, assim como uma revisão de conceitos no tratamento de crianças com ambliopia e/ou estrabismo
Um estudo da autoria de Shortt, Allan e Evans do Hospital de Moorfields - Londres, publicado este ano, verificou a eficácia comparativa e segurança do procedimento LASIK versus PRK para tratamento de miopias.
No próximo dia 7 de Abril assinala-se o Dia Mundial da Saúde. Este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sensibiliza para a importância da prevenção da tensão arterial alta para melhorar os índices de sobrevivência. A hipertensão arterial é a doença nº1 da nossa civilização. Como a alteração dos valores ocorre, normalmente, sem que as pessoas afectadas dêem por isso, a doença, muitas vezes, só é detectada por um acaso durante um exame médico de rotina. A hipertensão sem tratamento pode aumentar o risco de sofrer um ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) ou insuficiência renal. Poderá ainda causar cegueira, arritmia ou paragem cardíaca.
A Clínica acaba de adquirir dois novos lasers para tratamento: Laser Argon Vitra Multispot Quantel Medical para tratamento de várias doenças, com especial destaque para as doenças vasculares de retina, sobretudo na Retinopatia Diabética (diabetes nos olhos), onde a fotocoagulação se reveste de importância fundamental para evitar a progressão da doença e a cegueira.
Aparecem algumas vezes pacientes na minha consulta que dizem que o colega X ou Y teria informado que poderiam deixar de usar óculos pela simples colocação de uma lente dentro dos olhos. Operação de sucesso garantido sem quaisquer inconvenientes ou potenciais problemas. Quando eu pergunto, e estou a referir-me a pessoas entre os 40 e 60 anos, geralmente com acordos de convenção tipo ADSE, se o colega informou que ao colocar uma lente iria necessariamente remover de forma definitiva uma peça do olho, na quase totalidade dizem-me que não.
© 2015. Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento: LinkAge