Especialidades e Serviços

consulta geral

CONSULTA GERAL

A Clínica tem horários abertos para consulta todos os dias da semana incluindo o sábado todo o dia.

É conveniente que seja feita uma marcação prévia.

De realçar que qualquer exame complementar que seja necessário no momento da consulta, para esclarecimento do diagnóstico ou planeamento cirúrgico, é efectuado sem custos adicionais para o paciente.
consulta especializada

CONSULTA ESPECIALIZADA

Nesta Clínica há várias consultas com um programa específico de avaliação para certas patologias.

Por exemplo, nos casos de suspeita de glaucoma ou diabetes oculares os pacientes fazem necessariamente um teste de Tomografia Óptica Coerente antes da avaliação médica, assim como nos casos de catarata serão feitas ecografias e biometrias no momento da consulta.

No caso das crianças elas são sempre examinadas por uma técnica especializada de ortóptica antes do exame médico.
consulta cataratas

Consulta Especializada – Cataratas

Todos nós iremos ter cataratas se vivermos o suficiente.

A catarata é uma peça do olho que, enquanto transparente, se chama cristalino. A partir do momento em que começa a opacificar passa a chamar-se "catarata".

O tratamento único é a cirurgia que, quando bem efectuada, é simples e com excelentes resultados.

Consulta Especializada - Glaucoma

Glaucoma é uma doença que afecta um número significativo de pessoas, geralmente idosas. A doença também pode aparecer à nascença (Glaucoma congénito), mas esta situação é muito rara.
 
Geralmente tem o seu início por volta dos 40/50 anos embora o diagnóstico seja geralmente tardio porque a doença é “silenciosa” e lenta na evolução (Glaucoma Crónico de Ângulo Aberto).

Cerca de 3 pessoas em 200 irão sofrer de Glaucoma. O trágico desta doença é que tudo o que se vai perdendo não se recupera. A doença tem tratamento e pode ser controlada. Quanto mais cedo se diagnosticar e tratar, melhor o resultado final.

Em Portugal há uma versão particular de Glaucoma que está relacionado com pseudoexfoliação e que é uma causa significativa de cegueira unilateral no nosso país.O tratamento pode consistir em gotas, laserterapia ou mesmo cirurgia nos casos mais avançados.
consulta diabetes ocular

Consulta Especializada – Diabetes Ocular

A Diabetes Ocular é a principal causa de cegueira funcional em Portugal (cegueira funcional é aquela que faz com que o paciente deixe de poder fazer uma vida normal: condução, leitura, caminhar sem apoios, etc.)
Qualquer diabético deve consultar regularmente um oftalmologista porque só este pode fazer o diagnóstico atempado desta doença.

Todo o tratamento visa “atrasar” as consequências da diabetes ocular. Em primeiro lugar os doentes diabéticos têm que tentar ter a sua doença controlada assim como outras doenças como a Hipertensão Arterial e Hipercolesterolemia (alterações de colesterol). No caso dos olhos, se não houver diabetes ocular (Retinopatia diabética) bastará uma visita anual.
Quando é necessário efetuar tratamentos, geralmente utilizamos um tratamento inovador que consiste em injeções intraoculares de produtos específicos designados de anti-VEGF que podem travar a doença e mesmo reverter a diabetes ocular em muitos casos.
O laser, que foi a única arma durante muitos anos, tem agora um papel secundário e é apenas utilizado em situações específicas e como apoio às injeções. O nosso laser é de última geração e geralmente é muito rápido e não provoca dor.
Há também a hipótese de cirurgia em casos muito complicados.

No caso das injeções, esta clínica foi pioneira pois iniciou este tipo de tratamentos em parceria com o Hospital Valentim Ribeiro de Esposende há mais de 10 anos e na altura com uma autorização especial pelo INFARMED.
oftalmologia pediátrica

Consulta Especializada – Oftalmologia Pediátrica

Contrariamente ao que se pensava, a idade ideal para rastreio de uma criança é pelos 3 anos.
Se o Consultório/Clínica tiver o equipamento adequado a estas idades e o apoio de uma técnica de Ortóptica, então o exame deve ser efectuado nesta idade pois ainda haverá tempo de se “interferir” no processo de desenvolvimento visual.

Em idades inferiores, caso os pais sintam que poderá haver um problema visual, então a criança deverá ir ao especialista.

Sabendo que 5% das nossas crianças poderão ter problemas visuais, os quais, se não forem resolvidos até à entrada para a escola, poderão vir a afectar a visão de modo definitivo (ambliopias), o Lions Clube da Póvoa de Varzim leva a efeito, todos os anos, este rastreio, com a colaboração da Clínica Oftalmológica Dr. Miguel Sousa Neves.

A Clínica dispõe de uma Técnica de Ortóptica especializada em avaliação de crianças tendo ao seu dispor variados testes para avaliação de cores, acuidade visual, movimentos oculares, visão binocular entre outros.

CIRURGIA

O trabalho cirúrgico é feito no Hospital Valentim Ribeiro da Santa Casa da Misericórdia de Esposende onde todo o equipamento pertence à clínica assim como a assistência médica  aí prestada é feita pelo Dr. Miguel Sousa Neves e a sua equipa.

Na cirurgia há a possibilidade da comparticipação de várias entidades, em parceria com o Hospital Valentim Ribeiro: SNS, ADSE, SAMS, ADM S, CGD, PSP, GNR, MEDIS E MULTICARE.

O trabalho cirúrgico é geralmente feito no Hospital Valentim Ribeiro da Santa Casa da Misericórdia de Esposende onde todo o equipamento pertence à clínica assim como a assistência médica aí prestada é feita pelo Dr. Miguel Sousa Neves e a sua equipa. Em alguns casos e por razões de logística, o tratamento poderá ser feito no Hospital de Santa Maria no Porto.

Cirurgia Catarata

A cirurgia de Catarata é a mais frequente nesta Clínica. A procura crescente, por parte dos cidadãos especialmente mais idosos, desta cirurgia assenta no facto do seu grau de sucesso ser cada vez maior e as pessoas sentirem cada vez maior preocupação na sua qualidade de saúde.

Há uns anos atrás muitos idosos sentiam relutância pela cirurgia de Catarata porque tinham receio da cirurgia. Havia sempre alguém que dizia conhecer uma pessoa a quem a operação não tinha corrido bem. Havia também ideia de que, sendo idosos, já não valeria a pena serem operados “...se calhar para o ano morro…”.

Com a introdução de novas tecnologias e um maior conhecimento técnico dos médicos cirurgiões, o resultado passou a ser muito bom e os riscos mínimos porque é uma cirurgia que se faz só com gotas de anestesia e já não é necessário internamento. Felizmente para todos, as cirurgias são relativamente fáceis desde que o médico seja profundo conhecedor das técnicas cirúrgicas e tenha a experiência suficiente para lidar com o imprevisto.

Assim, a cirurgia de catarata é hoje a garantia de visão razoável ou mesma boa à maioria da população idosa do nosso país, não havendo idade limite para a mesma.

Cirurgia Glaucoma

Nos casos de glaucoma em que não é possível o controlo eficaz com gotas é sugerida cirurgia específica (TRABECULECTOMIA ) que é efectuada sob anestesia local.

A cirurgia tem uma duração de 10-15 minutos e o paciente poderá ter alta no próprio dia ou ficar internado até ao dia seguinte. Tanto o tratamento cirúrgico como a utilização de gotas, tem como objectivo “travar a doença” dado que a mesma é crónica e não tem cura.
Cirurgia LASIK

Cirurgia LASIK

A Clínica adquiriu um dos mais sofisticados e mais seguros aparelhos de LASER EXCIMER existentes a nível mundial pretendendo oferecer também nesta área um serviço de elevada qualidade a quem a ela recorra. Durante os últimos 5 anos esperamos que aparecesse um sistema laser ainda mais seguro e mais eficiente que os existentes no mercado. A opção de compra nesta fase deriva do facto de podermos estar tranquilos quantos aos resultados de cirurgia a curto, médio e longo prazo com este tipo de laser.

O método mais frequente de tratamento chama-se LASIK e consiste na moldagem da córnea por laser para se obter um resultado que permita que a pessoa possa dispensar os seus óculos ou lentes de contacto. O Laser é controlado por um computador onde todos os dados são inseridos e verificados antes de qualquer tratamento se iniciar.

O objectivo principal é obter o melhor resultado em termos de correcções sem que isso possa comprometer o olho no futuro.

Neste tipo de tratamento há que considerar que não há internamento, o mesmo é muito rápido (menos que 15 minutos), indolor e permite que a recuperação se dê em  menos de 24 horas sem comprometer o dia a dia do paciente.

Podem mesmo tratarem-se os dois olhos numa única sessão com um elevadíssimo grau de segurança.

Antes de se decidir o tratamento, é necessário um exame oftalmológico cuidadoso e um conjunto de medições para que se possa avaliar a eficácia do tratamento.
Cirurgia de Lentes Intraoculares

Cirurgia de Lentes Intraoculares

Para além dos casos de catarata em que substituímos uma peça de focagem do olho (cristalino) por outra (lente) , também utilizamos lentes intraoculares para resolver problemas como a miopia/astigmatismo/hipermetropia/presbiopia.

Se alguém quiser ficar a ver bem sem ter de utilizar os óculos poderá ter acesso a consulta especializada que avalia em primeiro lugar se no caso específico é um procedimento adequado e seguro.

Depois são colocadas várias hipóteses dependendo da idade e do estado do olho sendo que a utilização de lentes intraoculares é uma prática cada vez mais crescente e segura.

A cirurgia é rápida, feita com anestesia local (apenas gotas) e o paciente tem alta de imediato.

Cirurgia do Estrabismo

Esta cirurgia é sempre feita com o apoio do colega Jorge Breda após uma avaliação prévia em conjunto.
Cirurgia do Queratocone/ Ceratocone

Cirurgia do Queratocone/ Ceratocone

Utlizamos uma técnica inovadora - Cross Linking - para tratamento do queratocone. Todos os casos de queratocone são devidamente estudados e o tratamento de cross linking é um dos modos de se travar esta doença.

Também podem ser aplicados anéis intracorneanos e, em último caso, transplantes de córnea.
separador
NEWSLETTER
Siga-nos
facebook vimeo

© 2015. Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento: LinkAge