Artigos

Afflibercept (EYELEA) e outros para a Retinopatia Diabética

2018-05-09

Num artigo científico publicado este mês N Bressler e T Krick fazem uma avaliação de um estudo de larga escala que tem comparado os efeitos de várias injeções intravítreo (dentro do olho) no tratamento de casos de retinopatia diabética.

Foi verificado que em certas circunstâncias a utilização de afflibercept (eyelea) como injeção intravítrea no edema macular da retinopatia tem resultados de visão e anatómicos superiores ao bevacizumab ou ranibizumab.

Naqueles casos de retinopatia diabética proliferativa e quando se compara o tratamento por laser com as injeções, o estudo parece indicar uma maior eficácia dos produtos injetáveis.

No caso específico de pacientes fáquicos (ainda não operados a cataratas) em que as injeções não parecem oferecer um benefício no controlo da doença ocular, a adição de injeção intravítreo de corticoides, como o ozurdex,  não pareceu obter ganhos de visão.

Este estudo vem esclarecer alguns pontos do nosso protocolo de tratamentos para a retinopatia diabética indicando que estamos em consonância com as melhores práticas nesta área.

VOLTAR

NEWSLETTER
Siga-nos
facebook vimeo

© 2015. Todos os direitos reservados.
Design e desenvolvimento: LinkAge